Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

Tudo Pode Dar Certo


Woody Allen. Você pode nunca ter assistido um filme dele, mas certamente já ouviu ou leu seu nome em algum lugar. É, sem dúvidas, um dos maiores diretores da história do cinema mundial, seja pela qualidade de seus filmes (além de diretor, é roteirista dos mesmos e muitas vezes ator), seja pela quantidade de obras. Tudo bem, ele já deu suas mancadas como Dirigindo no Escuro (2002), mas também tem obras-primas como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977 - melhor chamar de Annie Hall, né, porque esse título em português... puts), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Match Point (2005), entre outros.

Eu admito que preciso conhecer mais suas obras para poder falar melhor dele, mas vamos ao filme em questão. Depois do divertido Vicky Cristina Barcelona (2008), veio Tudo Pode Dar Certo (2009), que é mais divertido ainda. Até agora um dos melhores filmes dos cinemas de 2010. É uma comédia leve e utilizando uma expressão tosca, de "rachar o bico", e isso em boa parte graças ao personagem de Larry David. Ele é Boris, mas que podia muito bem ser chamado de Boring (chato), o qual é hipocondríaco (para ter noção ele canta "Parabéns para você" duas vezes quando está lavando as mãos para matar os germes), inseguro, encanado e muito, muito sincero, chegando até ser agressivo. É uma versão turbinada dos personagens neuróticos interpretados pelo próprio Allen.

A história: em um dia, voltando para casa, Boris conhece Melody (Evan Rachel Wood - engraçada no papel de uma loira ingênua - ou seria burra mesmo?), uma menina do interior que chegou em Nova York sem conhecer nada nem ninguém. Ela pede um lugar para passar a noite e ganha um mês, que é extendido até ela achar um emprego e acaba virando casamento. Nas suas diferenças os dois se entendem. Ele fala, ela ouve. E repete, mesmo sem saber muito bem o que está dizendo. E assim são felizes. Até que um dia chega sua mãe do nada, bastante religiosa e vê a filha casada com um senhor mais velho que ela própria... Não conto mais nada, senão perde a graça. Mas tenha certeza que risadas você dará vendo esse filme.

Não tenho um bom conhecimento do cinema de Allen para fazer um comparativo dessa obra com as anteriores. De qualquer forma, dos filmes que eu vi não chega a ser o melhor, mas certamente é muito divertido e uma boa pedida para quem não aguenta mais ver esses blockbusters das férias.

Esse filme continua em cartaz em Recife no cinema da fundação:
Somente domingo (01/08) e terça (03/08) às 20h40, ou seja, se ainda não viu, corre pra ver.

Trailer:


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dostana


Dostana é um filme indiano de 2008 e mais uma produção de Bollywood que recomendo. Ele é mais leve que 3 Idiotas, que também é um filme leve, mas tem seus momentos de drama, já Dostana é comédia pura com pitadas de romance. Se você estiver a fim de se divertir por 140 min (2h e 20 min), assista esse filme sem medo, que apesar da longa duração, novamente você não verá o tempo passar.

A palavra Dostana significa amizade (mais outro filme indiano sobre amizade). O filme conta a história de dois caras heterossexuais (Sam e Kunal) que acabaram de se conhecer depois de uma noite de farra e que coincidentemente se reencontram na busca do mesmo apartamento para morar. Admirados com o local, fingem ser um casal gay visto que a moça que lá habita não aceita dividir a moradia com homens heterossexuais. Neha é uma mulher linda e encantadora, o que faz com que eles se apaixonem por ela. Além disso, Neha e seu chefe estão começando a se gostar. Dessa forma a confusão está armada: imagine três caras apaixonados pela mesma mulher, sendo que os dois que moram com ela precisam manter a fachada que são um casal gay para continuarem no apartamento. É diversão garantida!

Dostana conta no elenco com os astros indianos Abhishek Bachchan e John Abraham, além da belíssima (e talentosa) estrela Priyanka Chopra. O filme fez muito sucesso lá, além de muita polêmica. A homossexualidade é considerada crime na Índia, tanto que o longa é todo rodado em Miami, nos EUA, até porque essa história não teria lógica se passasse no país hindi. Apesar do conteúdo, o filme não é gay, mas enfrentou repressão do governo local, o qual queria deletar 70% das cenas. A cena mais polêmica é simplesmente um selinho gay. Vale frisar que o beijo entre atores não é algo bem visto em Bollywood, algo só visto nos filmes mais recentes, já que para os indianos o beijo já é um ato sexual, tanto que se algum dia você for à Índia nunca beije em público, nem ande de mãos dadas com seu namorado(a), noivo(a), peguete... que seja!

Com relação aos musicais, aqueles que não suportam podem acabar gostando dos que aqui se encontram. São músicas divertidas (daquelas que dá vontade de ter a trilha sonora e colocar numa festa), dentro do contexto e com coreografias perfeitas (realmente os indianos dão um banho em qualquer um nesse quesito).

Segue o vídeo de um que adoro (e não canso de ver) e cuja música é muito divertida, só para vocês terem ideia:




Falando em música, lembram da abertura de Caminho das Índias? Aquela canção é de outro filme indiano, mas aparece em Dostana numa cena hilária.

É isso, boa diversão com mais outro filme indiano!


Download (já que não existe no Brasil):


Trailer com legendas em alemão (é o que tem para hoje):




quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pudim de leite


Meu amigo solteiro e que mora sozinho, comer pode ser um martírio. Muitos não sabem cozinhar e ficam à base de miojo, restaurante ou filando bóia na casa dos pais (e se mora longe deles, na casa de amigos). Eu quando fui morar sozinho só sabia fritar ovo e esquentar água.

Mas venho aqui te dizer: a cozinha não é esse bicho de sete cabeças. Você pode se tornar um bom cozinheiro (pelo menos para o seu paladar), basta perder o medo de queimar o arroz ou de torrar o bife. Besteiras na cozinha qualquer chef renomado já fez, por que você não pode? É através das tentativas e erros que você poderá melhorar suas habilidades gastronômicas, além de ter criatividade e bom senso. Ah, claro, também há as receitas, das quais você olha primeiro, aprende a fazer e depois já está na sua cabeça.

Ontem então eu olhei uma receita de pudim de leite na internet, um doce que eu adoro. É tão fácil fazer e deu tão certo (ficou uma delícia).


Até mais!


quarta-feira, 28 de julho de 2010

3 Idiotas



3 Idiotas (3 Idiots) é um filme indiano de 2009, o maior sucesso de bilheteria de Bollywood até agora. E sinceramente, merece com louvor! Ele foi o primeiro contato que tive com essa famosa indústria cinematográfica, no começo desse ano. E posso afirmar, até agora o melhor filme que vi em 2010 (e um dos melhores que já vi na vida). Perfeito, lindo, emocionante, engraçado, crítico... tudo aquilo que você procura num excelente filme.
Como disse, nunca havia assistido um filme da Índia (para quem não sabe "Quem Quer Ser um Milionário" é inglês, também um excelente filme e um dos melhores que vi ano passado). A partir de "3 Idiotas" sai baixando outros filmes de lá. É, tem que ser na pirataria mesmo porque as distribuidoras brasileiras não se interessam em lançar esses filmes aqui. Uma pena! Já assisti mais três longas indianos e todos são excelentes (depois posto-os aqui). Fiz até uma lista de mais de 20 filmes de lá para eu assistir. De qualquer forma, nenhum bateu "3 Idiotas" (ainda).



O filme conta a história de três amigos "idiotas". Eles estudam na mesma universidade de Engenharia, bastante renomada na Índia e muito difícil de entrar. Através de uma mescla entre o presente e momentos de flashback, vamos conhecendo essa bela amizade e porque Rancho (Aamir Khan, um dos atores mais famosos e mais competentes de lá), o "idiota" mais brilhante do mundo (opinião minha - o cara é simplesmente "O" cara, ele é a lição de vida em pessoa), desapareceu. É ao mesmo tempo um road movie (a busca por Rancho), comédia, drama, romance, musical (como todo filme indiano, mas esse só tem duas cenas de dança, o que é pouco e alívio para quem não curte), além de ter uma mensagem positiva. Ao mesmo tempo há uma crítica a dura educação que os jovens indianos recebem, na qual os homens precisam ser engenheiros e as mulheres médicas para serem bem-sucedidos. Muitos rapazes acabam fazendo faculdade de engenharia sem nem saber se querem isso, mas por pressão dos pais e da sociedade, para depois que terminarem o curso se mandarem para os EUA. Isso é uma das maiores causas de suicídio entre os jovens de lá, situação muito bem retratada no filme.
Como todo filme indiano, a duração é longa (160 minutos ou 2 horas e 40 minutos), mas sabe aquele filme que você não sente passar o tempo? Pronto, esse é um! Ele tem tanta história, tanta situação acontecendo, que passa rápido. Outro ponto forte: é incrível como eles conseguem trabalhar a emoção no espectador. Te explico melhor: ao assistir, você perceberá que estará rindo, se divertindo, mas em menos de 10 segundos (sem brincadeira) você estará emocionado ou chorando. Incrível como ele consegue oscilar com nosso humor (outras pessoas a quem indiquei o filme concordaram comigo).

Como esse filme não existe no Brasil e gostaria muito que fosse divulgado (boca a boca pela internet), já que é merecido ver por todos, eu vou colocar o link pro torrent e para legenda aqui:


Esse arquivo não está uma maravilha, mas dá pra assistir o filme tranquilamente.

Então é isso, pessoal! Deixem o preconceito de lado por ser um filme indiano (eu sei que muita gente tem esse preconceito, eu também tinha) e não deixem de acrescentar na sua vida essa maravilhosa obra! Divirtam-se e emocionem-se! Se alguém não gostar, pode me xingar depois, mas até agora isso nunca aconteceu...

Trailer (sem legenda e em hindi):




"Aal izz well"

Domésticas - O Filme

Olá, pessoal!!
Hoje serei breve porque o dia está comprido. Por que postei "Domésticas - O Filme"? Porque hoje é um dia que tirei para mim e para meu apartamento. É hoje que vou dar um jeito na cozinha, no banheiro, naquelas roupas espalhadas, naqueles papéis que não servem para nada, e por aí vai...
Sobre o filme: É de 2001 e dirigido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus), em parceria com Nando Olival, e foi o primeiro longa produzido pela O2 Filmes.
"No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, é como se não estivesse lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica."
É um filme que ao mesmo tempo que chama atenção às domésticas, tão escanteadas na nossa sociedade, também diverte. E para quem gosta de trilha sonora composta de clássicos da música brega brasileira é um prato cheio.
Vou lá que preciso pôr ordem no apê!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Novo blog + Julie & Julia

Nasceu! Meu blog nasceu no dia 27/07/2010 às 17h, horário de Brasília, e regido sob o signo de leão...

Há algum tempo pensava em criar e manter um blog, mas não sabia de que assunto tratar. Então simplifiquei as coisas e vou falar sobre mim (risos). Não, não será um blog autobiográfico no qual eu contarei o que se passa no meu dia-a-dia (para isso já tenho o twitter, mas nada impede que eu faça isso aqui algumas vezes). Falarei de coisas que gosto muito (e que também agrada a vários): viagens, youtube, blogs, notícias, livros, seriados e, principalmente, cinema.

Desde criança amo cinema, é algo que sempre esteve presente na minha vida. Outras artes me encantam, mas nada se compara ao cinema, pois é um caso de amor mesmo. Considero-me cinéfilo por amar ver filmes, discutir e pensar sobre eles, ou seja, viver com eles. Há gente que acha que para ser cinéfilo precisa ter visto todos os filmes de Woody Allen, achar François Truffaut o maior gênio que já existiu e criticar blockbusters. Não faço curso de cinema, portanto não tenho um grande domínio técnico, mas gosto de ler muito sobre cinema, então não sou apenas um admirador da sétima arte, mas também um entendedor.

E por que "Aventuras de um Cinéfilo"? Esse título bem "sessão da tarde" refere-se à minha vida (por isso que eu disse que esse blog é sobre mim), ou seja, um cara solteiro de 20 e alguns anos que mora sozinho numa cidade que não é aquela em que nasceu e cresceu (para não dizer uma cidade estranha, até porque já estou acostumado a morar aqui). E quem mora sozinho sabe como o dia-a-dia é uma aventura, pois não é fácil dar contar de tudo, porém é bem recompensador e divertido, é brincar de ser gente grande e ao mesmo tempo descobrir que sua própria companhia é bastante prazerosa. Acrescento ao termo "aventuras" o fato de eu também amar viajar, e quanto mais mochileira a viagem for, melhor.

E como estou em clima de blog nascendo, a dica de cinema de hoje tem tudo a ver com isso:

Julie & Julia (idem, EUA, 2009, 123 min, direção de Nora Ephron)


Sinopse: Baseado em duas histórias reais, Julia Child (Meryl Streep) é uma cozinheira americana que vive na França na década de 40 e que posteriormente vira uma renomada cozinheira com direito a programa de tv. Nos anos 2000 vive Julie Powell (Amy Adams), perto dos 30 anos de idade, procura um projeto para focalizar as suas energias. Dessa forma, cria um blog relatando suas experiências cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, num período de um ano.

Farei um comentário breve do filme: está longe de ser um dos meus filmes prediletos, mas mesmo assim é um ótimo filme, daqueles que faz bem ver quando se está meio perdido na vida. Não é o meu caso. Postei esse filme hoje justamente porque a Julie cria um blog e o mesmo começa a fazer sucesso (será que isso será um ótimo amuleto? - risos). Meryl Streep mais uma vez foi indicada ao Oscar esse ano por esse filme (ela é a recordista em indicações) e faz um ótimo trabalho, embora às vezes aparente caricata, mas a própria Julia Child era uma mulher estranha. É um filme que pode provocar certa monotonia em alguns espectadores, porque ele fica num vai e vem na história das duas, mas se for assistido com paciência, verá que é uma ótimo filme.

Então, fica a dica de hoje!