Powered By Blogger

sábado, 28 de agosto de 2010

A Origem

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente” (Freud, 1899). Durante seus estudos psicanalíticos, Freud deparou-se com a interpretação dos sonhos e verificou que nosso inconsciente pode manifestar-se através de alguns canais: os sintomas, os chistes, os atos falhos, os lapsos e os sonhos. O conteúdo dessas manifestações revela impulsos e desejos reprimidos tanto pelas pressões externas (as regras sociais), quanto pelas internas (repressões acumuladas desde a infância). Um psicanalista tem acesso ao conteúdo dos sonhos de um paciente através do relato do mesmo, mas vale salientar que aquilo que nos lembramos não é sua totalidade, além do que o inconsciente utiliza-se de disfarces para que seu conteúdo não seja revelado.

É ao redor do sonho como mecanismo de acesso ao inconsciente humano que gira o roteiro de A Origem. Cobb (Leonardo DiCaprio) e Arthur (Joseph Gordon-Levitt) são ladrões nos sonhos, ou seja, eles entram no inconsciente da vítima enquanto ela dorme (e eles também) para roubar a informação que precisam. Nada melhor que ir até a origem para isso. A trama aparentemente complexa inicia-se com os dois tentando roubar uma informação do inconsciente de Saito (Ken Watanabe), o qual queria ver com os próprios olhos (ironicamente fechados) esse tipo de ação já que iria contratar esse serviço. Saito não quer roubar algo de Robert Fischer Jr. (Cillian Murphy), herdeiro de uma mega corporação, mas sim implantar uma ideia capaz de modificar o rumo das coisas (nesse caso, que o pai dele o ama). Para realizar essa tarefa, os três contam com a ajuda da estudante em arquitetura Ariadne (Ellen Page) e o falsário Eames (Tom Hardy), mas também com o atrapalhamento da ex-mulher de Cobb, Mal (Marion Cotillard), que tende a estragar as coisas.

Christopher Nolan foi muito bem sucedido nesse projeto: há muita qualidade no elenco, no roteiro, na direção, nos efeitos especiais, no ritmo frenético da história, na trilha sonora. O elenco está afinado, em sintonia, contando até com a participação do Michael Cane como o pai de Leonardo DiCaprio. Esse último anda acertando os projetos no qual participa, inclusive o anterior, Ilha do Medo, possui semelhanças com A Origem: relacionamento mal-resolvido com a ex-mulher envolvendo tragédia, temática psicológica, trama complexa, etc. Ellen Page é dona de uma personagem importante para trama e para o espectador, pois graças a ela é que muito do que ocorre é explicado, visto que é a novata do grupo. Marion Cotillard está excelente como a vilã Mal (sem trocadilhos em português), demonstrando mais uma vez que é uma atriz completa e pode ser tão boa em outros papéis quanto foi em Piaf.

O roteiro é muito inteligente, criativo e artístico, demonstrando que o blockbuster pode caminhar junto com o chamado filme de arte. A trama é aparentemente complexa, mas logo no começo nós somos apresentados à ideia do sonho em três camadas e a partir disso as informações são apresentadas conforme necessárias. A complexidade mesmo acontece no final, pois esse fica aberto a interpretações, o que é um ótimo recurso, capaz de gerar discussões intermináveis entre os espectadores. O clímax (a partir do momento que há o chute do primeiro sonho) dura quase 50 minutos e é capaz de gerar tensão na platéia, ainda mais sendo acompanhada pela arrepiante trilha sonora do mestre Hans Zimmer. O ritmo é frenético, capaz de fazer com que as 2 horas e 28 minutos de projeção pareçam 1 hora e meia (inverso ao tempo dos sonhos, que parecem mais longos que a realidade). Falto ainda comentar um elemento muito importante no filme: os efeitos especiais, que são espetaculares. É de cair o queixo a batalha sem gravidade de Arthur nos corredores do hotel ou Paris sendo dobrada como folha de papel ou o limbo com os prédios destruídos. Há outra cena brilhante que é aquela em que a Ellen Page abre umas portas-espelho e é como se não houvesse uma câmera filmando aquilo.

Christopher Nolan demonstra mais uma vez que é um diretor brilhante, capaz de criar filmes instigantes, cheios de mistério e inteligentes como Amnésia e O Grande Truque. Alguns críticos acusam-no de plágio à história do tio Patinhas ou que é apenas um filme de assalto embrulhado em conceitos de sonhos ou que por mais que seja revisto, a história não tem lógica e nunca o final será realmente desvendado ou que a trilha sonora mais parece som de vuvuzelas. Talvez sejam comentários daqueles que esperavam mais ou querem ser do contra de um dos filmes mais esperados de 2010. Uma coisa acho que Nolan conseguiu: reunir um elenco invejável numa trama ao mesmo tempo instigante e inteligente, capaz de criar um longo e tenso clímax, além de ter uns dos melhores efeitos especiais vistos no cinema em toda sua existência, gerando um filme ao mesmo tempo “pipoca” e artístico. Até então atribuía a Amnésia o título de sua obra-prima, mas depois de A Origem isso é algo a se pensar.

Nota: 10

Trailer:

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Último Mestre do Ar


Pessoal, isso não é um filme, é uma bomba! Eu já desconfiava que o negócio era ruim, só fui ver porque minha amiga ganhou um par de convites e me chamou (em 3D ainda mais). Nem o 3D salva! É a primeira dica que dou àqueles que ainda acham que esse filme vai prestar: NÃO ASSISTAM EM 3D, é a maior enrolação do mundo. Esse filme não foi filmado com câmeras 3D, mas sim de forma convencional e convertido na pós-produção. Resultado: é um 2D e meio - os atores não estão em 3D, mas sim o cenário, no qual é usado um truque de cortes de imagens e elas parecem ter profundidade, só parecem. Só isso! Não espere nada indo na sua direção, nem uma inserção no filme devido à profundidade trabalhada. Tem nada disso. É um filme 2D com uma leve profundidade (mal feita, aliás).

M. Night Shyamalan está bom de se aposentar. Ele sofre do mal do primeiro sucesso, nesse caso, "O Sexto Sentido". Natural que o cara faça uma obra-prima como aquela e o público e a crítica esperem mais dele, mas Shyamalan só deu passo para trás. O que é "Corpo Fechado" senão uma charopada sobre super-heróis? E "Sinais", com aquele final tosco, sem contar a aparição medonha dos ET´s? "A Vila" eu fico até calado, o final surpreende e ele brinca com a cara do espectador. "A Dama na Água" não tem final surpreendente, mas a história é bonitinha (sem contar a belíssima trilha sonora). Aí de novo ele derrapa com aquela porcaria de filme de terror "Fim dos Tempos", que só se salva as fortes cenas de suicídio. Mas a coisa fica feia mesmo é com esse "O Último Mestre do Ar": roteiro fraco (e não sei como assinado por ele), atores péssimos, filme chato, sem graça. Os efeitos especiais são bons, ok, a fotografia e o figurino também, mas fica por aí.

Na pré-estreia que fui caíram na besteira de exibirem-no dublado. Cara, que dublagem ruim é aquela? Se brincar, que dublagem boa é aquela, porque eu ainda estou pensando se eles não fizeram jus às atuações ruins dos atores e dublaram de acordo com eles. Pode ser isso...

Enfim, minha dica é: não perca seu tempo vendo "O Último Mestre do Ar", a não ser se você assistia o desenho na tv ou se tem menos de 14 anos.

Nota: 2,5 (por causa da produção cara)


Trailer da bomba:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os Famosos e os Duendes da Morte

Segunda-feira passada eu assisti no cinema o nacional Os Famosos e os Duendes da Morte. Filme gaúcho, passado no interior do estado, que conta o drama de um adolescente, Mr. Tambourine na vida virtual, nickname retirado da música de Bob Dylan. Esse famoso cantor tem importância na história, tanto na trilha sonora que dá apoio às dores do personagem, quanto na sua idealização de uma vida melhor, longe daquela cidade presa às tradições dos colonos alemães.

Vale ressaltar que não é um filme de fácil degustação. É necessário entender sua ideia e comprá-la, pois caso contrário mostrar-se-á uma experiência enfadonha. O ritmo é beirando ao estagnado, o que pode ocasionar em impaciência no espectador. O longa investe no sensorial para que a gente entenda melhor as dores do protagonista e é esse o seu mérito, mas o espectador precisa estar disposto a encarar uma verdadeira MM (maconha mofada). O roteiro não é complexo, dá para entender tranquilamente a história que quer ser contada, mas isso depois de 1 hora de projeção. No início é comum ficarmos angustiados por não entendermos que danada é aquela menina de cabelo preto e liso pela qual o protagonista tem tamanha obsessão, por exemplo. Algumas cenas são lindas, como as que acontecem na ponte ou aquela em que Mr. Tambourine está rodando em um brinquedo, capaz de causar vertigem no público.

Os Famosos e os Duendes da Morte está em cartaz no Recife somente até amanhã na sessão de arte. Ainda existem duas chances para vê-lo: hoje e amanhã às 21h05. Esse realmente faz juz à sessão de arte, porque é um filme nacional artístico. É belo e poético, portanto não é para todos os públicos.

Trailer:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Academia


Olá, pessoal! Semana começou e o corre-corre também. Há muito tempo eu fico prometendo entrar numa academia e até que enfim esse dia chegou. Sem querer, mas chegou.

Fui resolver um problema (que ainda não foi resolvido e está me estressando) e perto do local há uma academia. Entrei para visitar por curiosidade e acabei saindo de lá matriculado. Já tinha visto outras com preços semelhantes, mas ambiente inferior. Essa não, é nova, aparelhos modernos e ambiente bastante agradável. O preço não é muito simpático, mas é apenas um pouco mais caro que as outras inferiores. Não pensei duas vezes, matriculei-me. Sem contar que é perto de casa.

Minha intenção é fazer aulas pela manhã cedo, antes de ir à faculdade e/ou à noite, após às 20h, pois o trânsito na minha cidade é um caos até essa hora. Hoje, como era o primeiro dia, inventei de abrir uma exceção e sai de casa às 18h de carro. Eu simplesmente demorei 40 minutos para dar a volta no meu quarteirão!!! Isso é um absurdo! Desisti e voltei para casa.

Aí você pode perguntar: mas se é perto de você por que foi de carro? Porque é uma caminhada boa daqui para lá e assim que saísse da academia iria ao shopping, aproveitar que hoje o cinema é mais barato (tomaria banho lá mesmo, vale frisar). Mas desisti, esse trânsito está cada dia pior. Voltei para casa e depois das 20h é que eu saio para o cinema. Amanhã eu começo de manhã cedo essa minha nova rotina, finalmente.

Por falar em cinema, eu estou bem relapso com relação a isso no blog, né? O próximo filme que comentarei será justamente o que verei daqui a pouco: "Os Famosos e os Duendes da Morte".

Até breve!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13 de agosto


Uuuh, hoje é sexta-feira 13. Pior, sexta-feira 13 de agosto!! Não acredito em superstição, mas há umas coisas que merecem atenção. Eu mesmo acho que na outra encarnação (se eu acreditasse nisso, né) fui inimigo de Murphy, aquele da famosa lei. Falo isso porque tem dias que amanheço numa maré de azar incrível. Hoje foi um desses dias (coincidência com a data?). Pela manhã aconteceram três coisas bem azaradas, uma atrás da outra, que me tiraram do sério. Duas consegui resolver, mas uma está pendente.

Brother Murphy, peço por gentileza: chega por hoje, né? Passa amanhã, ok? (not!)

E o que fazer numa sexta-feira 13? Há várias opções:

1) Ignorar que é uma sexta-feira 13, até porque isso é babaquice, crendice popular e tratar como se fosse um dia qualquer;
2) Pedir penico e não sair de casa, ficando trancado na mesma, rezando para que o dia termine;
3) Dar uma de corajoso e assistir todos os filmes da cinessérie "Sexta-Feira 13" (como se desse medo, né?);
4) Dar uma de mais corajoso ainda e assistir filmes de terror considerados tensos, como "REC" ou "Rose Red" (ainda não vi, mas ouço falar muito);
5) Se mora em Recife, ver Xuxa no Monange Fashion Tour (caraca, já virou sexta-feira 13 trash).

Enfim, aproveitem hoje, não porque é sexta-feira 13, mas sim porque é o começo do final de semana!

domingo, 8 de agosto de 2010

À Moda da Casa


Finalmente chegou em Recife essa divertida comédia que já está em cartaz nos cinemas brasileiros desde janeiro desse ano. O longa teve sua pré-estreia ontem às 20h na sala 2 do cine Rosa e Silva (que por sinal, que projeção horrível foi aquela?!).

À Moda da Casa (Fuera de Carta) é um filme espanhol de 2008, dirigido por Nacho G. Velilla e com Jávier Cámara no elenco (o Benigno de Fale Com Ela, de Pedro Almodóvar). Quem já conhece seu trabalho ficará mais uma vez satisfeito porque ele dá um show de interpretação. Lola Dueñas, outra atriz de Almodóvar, também está ótima, como sempre, no papel da maître.

(Jávier Cámara e Lola Dueñas - figurinhas famosas dos filmes de Almodóvar)

A história é sobre um chefe de cozinha famoso, Maxi, que coordena um restaurante fino. Ele é homossexual assumido e bem resolvido, mas uma pessoa bastante estressada. A situação piora quando seus dois filhos de um casamento equivocado ressurgem na sua vida, além dele começar um relacionamento com seu novo vizinho Horacio, argentino e ex-jogador de futebol não assumido, cuja maître Alex está perdidamente apaixonada, mas não entende porque não é correspondida. Tempere esse prato com o ódio de Edu pelo pai Maxi e as trapalhadas de Ramiro, um ajudante de cozinha que ninguém sabe o que ele está fazendo ali, nem ele mesmo. Voilá, é confusão garantida!

(Benjamín Vicuña - el argentino Horacio, mas o ator é chileno)

O filme é diversão garantida, repleto de piadas sobre os mundos homo e heterossexual, a maioria de cunho sexual. É o típico filme para aqueles que querem se divertir pegando um cineminha sábado à noite sem compromisso, num programa light e muito engraçado. Se esse é seu pedido, então o prato é À Moda da Casa.
Bom apetite!

O filme estreia próxima sexta-feira (13/08) no Cine Rosa e Silva.

Trailer:

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Estreias nos cinemas em Recife


Estreias da semana nos cinemas de Recife:

- A Origem é a principal estreia desse final de semana, com um elenco de peso e a direção do Christopher Nolan, o mesmo de Amnésia e Batman - O Cavaleiro das Trevas. Está sendo muito aguardado, mas alguns críticos já disseram que o longa não é essas coisas todas (não quer dizer que é ruim, mas não é o melhor filme do mundo como dizem por aí).
Em cartaz nos seguintes cinemas: Recife (dublado e legendado); Guararapes (dublado e legendado); Plaza (legendado); Boa Vista (dublado); Tacaruna (dublado).

- Meu Malvado Favorito é o primeiro longa de um estúdio de animação da Universal. Está sendo lançado em 2D e em 3D, apenas com cópias dubladas, prometendo diversão para crianças e adultos.
Em cartaz nos seguintes cinemas: em 3D: Recife e Guararapes; em 2D: Recife, Guararapes, Plaza, Boa Vista, Tacaruna e Rosa e Silva.

- 400 Contra 1 - Uma história do Crime Organizado é um filme nacional sobre a formação do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. A crítica detonou o filme. Para quem quiser arriscar...
Em cartaz nos seguintes cinemas: Recife, Guararapes e Tacaruna.

- Um Homem Sério finalmente estreia nos cinemas daqui. Lançado pela Universal com apenas 8 cópias, o filme já se encontra em DVD, mas o São Luiz resolveu colocá-lo na programação. Ainda bem! Esse é um longa dos irmãos Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez), o qual foi indicado a 2 Oscar, um deles de Melhor Filme. Dizem ser um filmaço!
Em cartaz nos seguintes cinemas: São Luiz.

Ainda em cartaz e que vale destaque:
- Tudo Pode Dar Certo, filme do Woody Allen em cartaz no cinema da fundação.
- À Prova de Morte, filme do Quentin Tarantino em cartaz agora no cinema da fundação.

Pré-estreia:
- À Moda da Casa, filme espanhol com Jávier Cámara em pré-estreia no Rosa e Silva (somente sábado às 20h).

Sessões de Arte:
- Os Homens que Não Amavam as Mulheres, suspense sueco em cartaz na sessão de arte do Tacaruna (segunda às 21h).
- Querido John, romance choroso em cartaz na sessão de arte do Boa Vista (sexta às 21h, sábado às 11h), do Plaza (domingo às 12h10) e do Recife (segunda a quinta às 19h35).

Cinemas públicos:
1) São Luiz: Um Homem Sério: sexta às 14h e 16h30; sábado e domingo às 16h30 e 19h; terça a quinta às 14h, 16h30 e 19h; Morangos Silvestres: sexta às 20h e sábado às 11h; O Castelo Animado: domingo às 10h e 14h.
2) Parque: Alice no País das Maravilhas: segunda a sexta às 14h30 e 16h40; Plano B: segunda a sexta às 19h.
3) Apolo: Flor do Deserto: segunda a quarta às 16h30 e 18h50.

Boa diversão!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Centopéia Humana


Ok, o post de hoje se alguém tem ideia sabe que é nojento. A Centopéia Humana é um filme holandês de 2009 que está bastante popular na internet e cuja sinopse é bem sebosa. Perceba: cirurgião maluco captura duas amigas e juntamente com uma terceira pessoa, ele pretende fazer uma centopéia humana, ou seja, eles andariam de 4 e a boca de um é costurada no ânus do outro, formando apenas um único sistema digestivo.

Quando você lê uma sinopse dessas é unânime a pergunta: "quem foi o louco que inventou esse roteiro?" Pois é, esse filme existe e não é para estômagos fracos. Não é que ele tenha cenas nojentas estilo O Albergue, mas a situação é que é sebosa. Imagine que a primeira pessoa da centopéia excreta e onde vai parar essa excreção? Imagine a última... Isso mesmo, é essa a cara de nojo que você fará ao assistir o filme.

A produção é bem barata, mas o filme cumpre seu papel: ele causa angústia, deixa o espectador tenso esperando o que vai acontecer a seguir, por mais que muitas situações sejam bem clichês. As atrizes são fracas, mas esforçadas e a grande atuação fica para o ator que faz o cirurgião. Rapaz, ele é muito louco! É daquele tipo de cara que se você ver na rua, você cruza com medo.

Como o filme não existe no Brasil e é bem provável que nem venha, segue um local para fazer download: http://filmescomlegenda.net/?s=centopeia+humana

Bom filme!! E uma dica, assista de estômago vazio... hahaha!

P.S.: O filme bem que poderia se chamar Ligados pelo C*, hahaha!


Trailer:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cranberries no Brasil


Todo mundo já sabe que haverá shows dos Cranberries no Brasil em outubro. Eles farão uma turnê por 6 cidades brasileiras: Rio de Janeiro (12), São Paulo (14), Florianópolis (16), Brasília (19), Recife (22) e Fortaleza (23). Para quem quer ir, corra, porque os ingressos já estão acabando. Eu já comprei o meu e vou!! "Just my imagination, just my imagination, just my imagination, it was..."

P.S.: Nem fui ao cinema ontem ver "Salt", senão postaria sobre o filme hoje. Perceberam o tópico enrolação do dia, né? Até parece que ninguém sabia que eles iam fazer shows pelo Brasil em outubro... hahaha!


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Promoção nos cinemas



Fim das férias!! Para quem adora cinema isso é ótimo, pois significa que bons filmes entrarão em cartaz, ao contrário daqueles blockbusters americanos que entopem as salas com 4 cópias do mesmo longa; as sessões serão mais tranquilas, sem aquela gurizada gritando no pé do ouvido; e nas segundas-feiras volta a promoção que todos adoram no Brasil inteiro: os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Falando de Recife, onde a Severiano Ribeiro impera na cidade (mesmo tendo 3 multiplexes do UCI, esses são joint venture - ou empreendimento conjunto - com a Ribeiro), os preços do Recife, Plaza e Tacaruna são esses já citados, mas o do Boa Vista é R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia). No Guararapes, o site do Box ainda indica o preço normal das segundas-feiras por lá: R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia), mas pode ser uma falta de atualização do mesmo (acredito que também entraram na promoção). Aqui não tem rede Cinemark (ainda), mas eles também estão com essa promoção de 3 contos a meia e 6 a inteira, além de várias outras redes.

E o que ver hoje no cinema? Eu mesmo verei Salt, então não sei ainda se o filme presta ou não. Darei então dicas dos que já vi:

1) Querido John: em cartaz na sessão de arte (?) do shopping Recife às 19h35. Para quem está a fim de se emocionar, o filme cumpre o papel.
2) Os Homens Que Não Amavam as Mulheres: ok, esse eu ainda não vi, mas dizem ser muito bom. É um filme sueco e faz parte da trilogia literária (e cinematográfica) Millenium. Dizem ser um excelente suspense e está em cartaz na sessão de arte (só por ser sueco) do Tacaruna, às 21h.
3) À Prova de Morte: filme de 2007 do Tarantino que fazia parte do projeto Grindhouse com Rodriguez, o qual fez o segmento "Planeta Terror". O longa só chegou agora nos cinemas brasileiros e é uma excelente pedida para quem gosta de Tarantino e de cinema trash dos anos 70. Somente no Recife às 22h.
4) Toy Story 3: quem ainda não viu, corra para ver. É o melhor da série e quem era criança na época dos dois outros longas ainda terá o saudosismo reinando na sessão. Em cartaz em todos os cinemas.

Fora isso, ainda em cartaz nos cinemas: Salt, Shrek Para Sempre (também em 3D, cujo formato de exibição não entra na promoção), Encontro Explosivo, Eclipse, Predadores, O Bem Amado...

Então é isso, escolha seu filme e boa sessão!! =D

P.S.: O Rosa e Silva continua com sua promoção de R$ 5,00 (preço único) nas segundas e quartas-feiras. A Fundaj e o São Luiz não abrem nas segundas. No Parque (R$ 1,00 - preço único) está em cartaz Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, às 14h30 e 16h40; e Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, às 19h. No Apolo (R$ 4,00 a inteira, R$ 2,00 a meia) continua em cartaz Flor do Deserto às 16h30 e 18h50.

domingo, 1 de agosto de 2010

Como assim, já é agosto?!

Como assim, já é agosto?! Vocês não acham que a cada ano que passa, os anos passam mais e mais rápidos? Caramba, esse de 2010 está pior que 2009, que foi pior que 2008 e assim vai, em relação ao tempo.

E agosto é o mês crucial para você perceber que está cada vez mais perto de outro reveillon, essa festa que para muitos é motivo de comemoração, de encher a cara, de ir para algum show com um monte de gente vestido de branco, mas que para outros é motivo de desespero, de ter que ficar aguentando toda a família reunida e fazer cara bonita (tudo bem, isso é o natal... hahaha), de saber que é menos um ano de vida, que é mais um passo à cova... E assim vai! Calma, eu não sou pessimista, gosto de festa de reveillon, mas ao mesmo tempo me angustia saber que os anos estão se passando, a gente ficando mais velho, eu mais careca...

E por que agosto é crucial? Porque é quando percebemos que realmente estamos no segundo semestre (julho ignoramos porque é férias) e aí é dia dos pais, independência do Brasil, dia das crianças, finados, proclamação da república, natal e reveillon. Pô, peraí! Todo ano quando eu vejo as campanhas do Criança Esperança na Globo é que penso "como o tempo passa rápido, pois eu lembro que foi ontem a do ano passado".

É como dizem: agosto, mês do desgosto! E morre meu post por aqui que eu quero aproveitar meu tempo, porque ao contrário do que diz Roberto Carlos (e posteriormente Claudia Leite), os segundos não passam lentamente, mas nem fudend* que eles passam!