A indústria de cinema da Índia, popularmente conhecida como Bollywood, é a maior do planeta, superando em quantidade de produções, portanto, a famosa Hollywood. Essa última está sempre presente nos cinemas brasileiros, estreando todo final de semana no mínimo uma produção sua, mas e as produções indianas? Infelizmente, são raros os filmes desse país que chegam aqui, como Lagaan – Era uma vez na Índia (2002) e Somos Todos Diferentes (2007). O primeiro veio ao Brasil porque foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na época e o segundo teve sua passagem no Festival de cinema do Rio em 2008, mas depois foi esquecido, não sendo lançado comercialmente. 3 Idiotas (2009) é uma fita que tem chances de chegar aos nossos cinemas (ou locadoras), visto que é a maior bilheteria da Índia de todos os tempos, é o filme indiano mais rentável nos EUA, foi apresentado no Festival de Cannes e de quebra faturou 16 dos 27 prêmios do Internacional Indian Film Awards 2010. Provavelmente isso não é o bastante para que essa produção chegue ao nosso país, sendo necessária, portanto, uma indicação ao Oscar ou algo similar.
Esse dado é triste porque na Índia são produzidos muitos filmes de qualidade artística. 3 Idiotas pertence a esse grupo. Seu enredo consiste numa mistura de road-movie com flashblack explicando o porquê de uma viagem pela Índia. É a história de três amigos, os três idiotas do título, que estudavam engenharia na mesma universidade, sendo essa muito renomada e a causa de muito estresse entre seus alunos. Rancho (Aamir Khan, que coincidentemente está em Lagaan e Somos Todos Diferentes – nesse último também é diretor) é um aluno genial, que foge do convencional (ele procura entender e aprender, ao invés de decorar) e com uma história de vida desconhecida. Após a conclusão do curso, ele some. Passados cinco anos, um ex-colega de classe reaparece aos dois amigos de Rancho, alegando que tem pistas do seu paradeiro. Dessa forma, não só a viagem em busca dele começa como também a do próprio espectador, que além de conhecer alguns lugares da Índia, entenderá como essa bela amizade foi construída e porque Rancho é uma figura tão marcante e querida, além de saber sua verdadeira história.
É verdade que Bollywood, por ser uma indústria, possui moldes de como fazer um filme. No seu caso, há a presença constante de cores vibrantes, mistura de gêneros (a mesma produção pode ser classificada como comédia, romance, drama, suspense, ação, etc.), números musicais e longas durações (sempre acima de 150 minutos). Para quem não gosta de filmes assim, acompanhar alguma produção de lá pode se tornar um martírio, mas 3 Idiotas consegue fugir desse lugar comum. A película de fato é longa (165 minutos), mas isso não é problema, pois o roteiro é cheio de situações que permitem o dinamismo da história, ocasionando até aquela sensação no espectador de que o filme não termine tão cedo. Quanto aos números musicais, eles se resumem a dois. As outras canções servem de fundo para a ação e não incomodam aqueles que não gostam de musicais. As cores vibrantes da fotografia, típicas do cinema indiano, são aqui encontradas e dão mais vida à produção.
3 Idiotas pode ser classificado como comédia e não sofre da salada de gêneros típica dos filmes indianos. Mesmo assim, o longa possui pitadas de drama, romance e até mesmo de suspense. Com relação ao drama, esse é o grande mérito do filme, pois está interligado à comédia de forma brilhante, ou seja, em determinado momento o espectador está se divertindo muito, rindo, e de repente acontece uma cena chocante ou emocionante que faz com que aquele mesmo espectador que há 10 segundos estava rindo chore. O roteiro permite essa rápida inversão de gêneros com sucesso e isso pode ser observado na cena do suicídio, como também na do hospital após Rancho levar o pai moribundo de Raju numa motocicleta, além de outras.
Esse mesmo roteiro não se limita a apenas ser um filme divertido e emocionante sendo, portanto, ao mesmo tempo crítico. 3 Idiotas discute a educação rígida na Índia, na qual muitos rapazes são mandados para escolas de engenharias pelos seus pais, sem direito à escolha, visto que é uma profissão que tem um futuro promissor nesse país, além de questionar os métodos de ensino, que tratam os alunos como máquinas e não seres humanos. Esses debates sempre são trazidos pelo Rancho, personagem que também é responsável pelas diversas lições de moral e amizade que o filme traz. Esse é outro mérito do roteiro, pois essas lições não são trazidas didaticamente ou de forma piegas, mas sim dentro de um contexto, criando assim uma empatia do público com o filme e principalmente com Rancho.
A Índia produz filmes que enchem os olhos e a alma do espectador, já que com suas longas durações, variados figurinos, cores, números musicais e mensagens positivas esses são realizados com intuito de fazer com que os indianos passem suas tardes dentro de uma sala de cinema, já que essa é uma diversão muito barata e muito popular lá, a qual não exige leitura (50% da população é analfabeta). 3 Idiotas está inserido nesse contexto, mas pode ser apreciado por qualquer público, visto que foge em alguns pontos do tradicional. É cinema de qualidade, mas que infelizmente só existe no Brasil por meios ilícitos (downloads na internet), demonstrando assim o quão tradicional é a nossa distribuição de filmes, a mesma que rotula filmes europeus e asiáticos como “cinema de arte” ou que exibe com esse carimbo fracassos americanos com a Miley Cyrus nas salas de shopping.
Nota: 10
Download: Torrent: http://www.kickasstorrents.com/3-idiots-2010-dvdrip-xvid-ac3-esubs-ddr-t4261385.html; Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3709765/3-idiots-pb.
Trailer (sem legendas):
Tenho uma grande dúvida: se 3 idiotas é o segundo ou terceiro melhor filme da minha vida!! Este cinema precisa ser realmente visto e reconhecido, pq é mto bom!! Tô tbm viciada em cinema indiano.. hehe... to aos poucos conhecendo mais!
ResponderExcluir(ah, achei vc lá no filmow ai vim ler a crítica!!).
E críticas são aquelas que tratam objetivamente do que se fala, com conhecimento do que se fala... assim, sua crítica está perfeita!!
=]
Ah, muito obrigado pelo carinho, Maria. Qual seria o melhor filme da sua vida então?
ResponderExcluir=)
Rendi-me! Pela primeira vez, um filme me fez chorar de emoção! "Os Três Idiotas" um filme para ver e rever!
ResponderExcluirAs vezes faltam-me palavras para descrever este magnifico filme "os três idiotas" que com a sua genialidade transcende a tecnologia ilustrativa de Hollywood. Não me canso de assisti-lo e jamais cansarei-me, pois este filme não só ensina-nos a como ser, mas também a como encarar e a respeitar os nossos ideais.
ResponderExcluirOs três idiotas, uma lição de vida!
Quando descobriram o verdadeiro nome rancho no filme, qual era o nome?
ResponderExcluir