Powered By Blogger

sábado, 25 de setembro de 2010

Rang de Basanti (2006, Índia)


Esse blog está virando especialista em cinema indiano, né? Mas é que ultimamente o aventureiro cinéfilo está assistindo muitos filmes desse país, encantado por ter descoberto uma indústria de cinema tão rica e muito discriminada no ocidente. Mas é claro que nem tudo são flores e Rang de Basanti é um exemplo disso.

Assistindo ao seu trailer no youtube (com áudio em hindu e sem legendas) achava que era algo relacionado a viajar, à liberdade, por aí. O cartaz é lindo e também dá essa impressão. Não, não é um filme sobre mochileiro, mas tem sim o seu lado de liberdade, nesse caso a política. Acontece que para mim um filme para ser bom você precisa comprar sua ideia e curti-la ao longo da projeção, acompanhando o seu desenrolar e desfecho. Pelo menos não foi o que aconteceu comigo ao assistir Rang de Basanti.


O longa procura defender a ideia de que devemos protestar a favor dos nossos direitos como cidadão de uma pátria e cumprir com nossos deveres, nem que para isso demos nossas vidas ao nosso país. Argumento bonito, mas mal executado. A história começa quando uma jornalista inglesa vai à Índia pra rodar um filme sobre revolucionários indianos do começo do século XX (quando a Índia era ainda colônia da Inglaterra). Fascinada por essa história de luta, ela convoca alguns estudantes de uma universidade para serem os atores da película a ser rodada e durante esse processo eles passam a entender a importância de lutar por uma pátria melhor.

Acontece que o roteiro é inverossímil e muitas vezes forçado, e é aí que há o incômodo. Como justificar que a inglesa foi ao país hindu sem grana e roda um filme com proporções épicas (tudo bem que muito daquilo era de caráter imaginário, mas boa parte não)? Ou que alunos extremamente desinteressados no seu país virem abruptamente militantes cometendo atos hediondos? E que clímax exagerado é aquele com assassinatos gratuitos? Não, não consegui comprar essa ideia do filme porque apesar de quase 3 horas (muito chatas por sinal) de duração o roteiro é fraco e não fortalece o argumento. Se fizesse isso, seria mais coerente.

Uma coisa comum no cinema indiano é a presença de números musicais ou clipes. Em Rang de Basanti estranha-se que na primeira hora não há cena musical alguma, mas a partir disso há um exagero, com músicas sendo executadas diretamente (intervalos de menos de cinco minutos entre cada uma). Demonstra-se assim um problema de edição também.


Os personagens pelo menos são carismáticos e é isso que faz com que provavelmente o espectador queira saber o desfecho dessa salada cinematográfica. E salada pode também ser considerado o gênero no qual esse filme se encontra: no início é uma comédia bem light, passa por um drama histórico e vira um filme de ação "terrorista" com direito a litros de sangue. Há limite ao bom senso!

Rang de Basanti é um filme que agradou muita gente por ter esse espírito revolucionário e de ser um grito de liberdade política. Ele foi o candidato da Índia para o Oscar 2007 e foi indicado ao BAFTA de melhor filme em língua não-inglesa. Tem seus méritos, claro, mas pelo menos para mim ele é histérico e meio piegas, o que não me fez comprar sua ideia e poder curti-lo.

P.S.: Os três atores principais de 3 Idiotas, filme indiano predileto do aventureiro cinéfilo está no elenco de Rang de Basanti.

Como cinema indiano não é divulgado no Brasil, vai o link para download de torrent e legenda (o filme também é conhecido pelo título Pinta-me da Cor do Açafrão):


Nota: 5,0

Trailer (sem legendas):

3 comentários:

  1. Nossa eu adorei esse filme O.o

    Adorei a mensagem que ele passa, na verdade eu adorei tudo nesse filme!

    bem estou adorando seu blog, espero que você continue sempre vendo filmes indianos e fazendo postagens sobre eles! *-*

    ResponderExcluir
  2. iiiiiiiih eu tenho uma opnião completamente diferente do filme. É o meu filme preferido do cinema indiano e ainda por cima tem o meu actor preferido nele (Aamir Khan). Não há como ficar indiferente à frase: "Às vezes uma pessoa pode ser empurada tão longe que alcança um ponto além do medo, um lugar onde encontra uma estranha paz, onde se é livre para fazer a coisa certa, porque isso pode ser a coisa mais dificil de se fazer".

    XD: Eu não sei quais filmes indianos já viste, alem RDB, 3 idiotas e dostana, mas eu recomendo:
    -A trilogia de Apu (comença com o 1º que é a canção da estrada)
    -Black
    -jodha akbar
    -Okmara
    -The japanese wife
    -water
    -Mother india
    -Swades
    - Mangal pandey
    Para uma sessão da tarde bem divertida recomendo estes:
    -welcome to sajjanpur
    -Munnabhai MBBS
    -well done abba
    -wake up sid
    -jaane tu ya janne Na
    -lage raho munna bha
    -kabhi alvida Naa kehna

    Espero que continues a disfrutar do cinema indiano!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maryssol, adorei suas dicas de filmes. Desses eu já vi "Wake Up Sid", ótimo!!
    É uma pena que eu não tenha gostado de RDB, porque para muitos é um dos melhores filmes da Índia. Será que no dia eu assisti com mau-humor? Hahaha! Essa frase do filme que você citou é linda.
    =)

    ResponderExcluir