Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

3 Idiotas



3 Idiotas (3 Idiots) é um filme indiano de 2009, o maior sucesso de bilheteria de Bollywood até agora. E sinceramente, merece com louvor! Ele foi o primeiro contato que tive com essa famosa indústria cinematográfica, no começo desse ano. E posso afirmar, até agora o melhor filme que vi em 2010 (e um dos melhores que já vi na vida). Perfeito, lindo, emocionante, engraçado, crítico... tudo aquilo que você procura num excelente filme.
Como disse, nunca havia assistido um filme da Índia (para quem não sabe "Quem Quer Ser um Milionário" é inglês, também um excelente filme e um dos melhores que vi ano passado). A partir de "3 Idiotas" sai baixando outros filmes de lá. É, tem que ser na pirataria mesmo porque as distribuidoras brasileiras não se interessam em lançar esses filmes aqui. Uma pena! Já assisti mais três longas indianos e todos são excelentes (depois posto-os aqui). Fiz até uma lista de mais de 20 filmes de lá para eu assistir. De qualquer forma, nenhum bateu "3 Idiotas" (ainda).



O filme conta a história de três amigos "idiotas". Eles estudam na mesma universidade de Engenharia, bastante renomada na Índia e muito difícil de entrar. Através de uma mescla entre o presente e momentos de flashback, vamos conhecendo essa bela amizade e porque Rancho (Aamir Khan, um dos atores mais famosos e mais competentes de lá), o "idiota" mais brilhante do mundo (opinião minha - o cara é simplesmente "O" cara, ele é a lição de vida em pessoa), desapareceu. É ao mesmo tempo um road movie (a busca por Rancho), comédia, drama, romance, musical (como todo filme indiano, mas esse só tem duas cenas de dança, o que é pouco e alívio para quem não curte), além de ter uma mensagem positiva. Ao mesmo tempo há uma crítica a dura educação que os jovens indianos recebem, na qual os homens precisam ser engenheiros e as mulheres médicas para serem bem-sucedidos. Muitos rapazes acabam fazendo faculdade de engenharia sem nem saber se querem isso, mas por pressão dos pais e da sociedade, para depois que terminarem o curso se mandarem para os EUA. Isso é uma das maiores causas de suicídio entre os jovens de lá, situação muito bem retratada no filme.
Como todo filme indiano, a duração é longa (160 minutos ou 2 horas e 40 minutos), mas sabe aquele filme que você não sente passar o tempo? Pronto, esse é um! Ele tem tanta história, tanta situação acontecendo, que passa rápido. Outro ponto forte: é incrível como eles conseguem trabalhar a emoção no espectador. Te explico melhor: ao assistir, você perceberá que estará rindo, se divertindo, mas em menos de 10 segundos (sem brincadeira) você estará emocionado ou chorando. Incrível como ele consegue oscilar com nosso humor (outras pessoas a quem indiquei o filme concordaram comigo).

Como esse filme não existe no Brasil e gostaria muito que fosse divulgado (boca a boca pela internet), já que é merecido ver por todos, eu vou colocar o link pro torrent e para legenda aqui:


Esse arquivo não está uma maravilha, mas dá pra assistir o filme tranquilamente.

Então é isso, pessoal! Deixem o preconceito de lado por ser um filme indiano (eu sei que muita gente tem esse preconceito, eu também tinha) e não deixem de acrescentar na sua vida essa maravilhosa obra! Divirtam-se e emocionem-se! Se alguém não gostar, pode me xingar depois, mas até agora isso nunca aconteceu...

Trailer (sem legenda e em hindi):




"Aal izz well"

Um comentário:

  1. Ah, demorei a chegar aqui... amanhã qd voltar do estágio eu baixo e assisto... prepare-se para ser xingado!!! ahuahuahha... brinks! Tá mto legal seu blog!
    Oh, aqui é Márcia, viu!?...
    xD

    ResponderExcluir