Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

Tudo Pode Dar Certo


Woody Allen. Você pode nunca ter assistido um filme dele, mas certamente já ouviu ou leu seu nome em algum lugar. É, sem dúvidas, um dos maiores diretores da história do cinema mundial, seja pela qualidade de seus filmes (além de diretor, é roteirista dos mesmos e muitas vezes ator), seja pela quantidade de obras. Tudo bem, ele já deu suas mancadas como Dirigindo no Escuro (2002), mas também tem obras-primas como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977 - melhor chamar de Annie Hall, né, porque esse título em português... puts), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Match Point (2005), entre outros.

Eu admito que preciso conhecer mais suas obras para poder falar melhor dele, mas vamos ao filme em questão. Depois do divertido Vicky Cristina Barcelona (2008), veio Tudo Pode Dar Certo (2009), que é mais divertido ainda. Até agora um dos melhores filmes dos cinemas de 2010. É uma comédia leve e utilizando uma expressão tosca, de "rachar o bico", e isso em boa parte graças ao personagem de Larry David. Ele é Boris, mas que podia muito bem ser chamado de Boring (chato), o qual é hipocondríaco (para ter noção ele canta "Parabéns para você" duas vezes quando está lavando as mãos para matar os germes), inseguro, encanado e muito, muito sincero, chegando até ser agressivo. É uma versão turbinada dos personagens neuróticos interpretados pelo próprio Allen.

A história: em um dia, voltando para casa, Boris conhece Melody (Evan Rachel Wood - engraçada no papel de uma loira ingênua - ou seria burra mesmo?), uma menina do interior que chegou em Nova York sem conhecer nada nem ninguém. Ela pede um lugar para passar a noite e ganha um mês, que é extendido até ela achar um emprego e acaba virando casamento. Nas suas diferenças os dois se entendem. Ele fala, ela ouve. E repete, mesmo sem saber muito bem o que está dizendo. E assim são felizes. Até que um dia chega sua mãe do nada, bastante religiosa e vê a filha casada com um senhor mais velho que ela própria... Não conto mais nada, senão perde a graça. Mas tenha certeza que risadas você dará vendo esse filme.

Não tenho um bom conhecimento do cinema de Allen para fazer um comparativo dessa obra com as anteriores. De qualquer forma, dos filmes que eu vi não chega a ser o melhor, mas certamente é muito divertido e uma boa pedida para quem não aguenta mais ver esses blockbusters das férias.

Esse filme continua em cartaz em Recife no cinema da fundação:
Somente domingo (01/08) e terça (03/08) às 20h40, ou seja, se ainda não viu, corre pra ver.

Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário